- Micro-conteúdo (pequenas porções de texto)
- Actualização frequente (Ex.: os “posts” são actualizações feitas em pequenas porções).
Os weblogs dividem-se em categorias:
- Diários electrónicos - são weblogs cujo objectivo é registar os pensamentos, a vida quotidiana do seu autor.
- Publicações electrónicas – destina-se à informação (revistas, notícias, comentários).
- Publicações mistas – mistura entre “posts” pessoais e “posts” informativos.
As comunidades virtuais são estruturadas em grupos de pessoas que estabelecem entre si relações sociais, de uma forma dinâmica.
O Virtual settlement é um “lugar” no ciberespaço ao qual se associa a uma comunidade virtual. Os indivíduos participantes da comunidade encontram-se para estabelecer relações sociais (ex.: sala de chat). O ciberespaço é visto como um lugar de circulação de informação. Assim, o blog funciona como uma representação do “bloggeiro” no ciberespaço. Daí, que seja importante a criação de dinamismo e interacção mútua nos comentários.
Os webrings são compostos pelo “blog”, pelo círculo de “bloggeiros” e dos seus comentários e do suporte tecnológico da comunidade virtual.
Surge a ideia dos weblogs com agregadores sociais, ou seja, a forma como é visto o indivíduo através do blog. Os weblogs podem funcionar como elementos de representação do “eu” de cada um, e através dos blogs os indivíduos mostram as diversas facetas da sua personalidade. O “layout” do blog faz parte dessa visão do “eu”, que vai desde as cores, os elementos, as imagens, tudo isto deixa transparecer essa percepção do “eu” fragmentado. Assim, o weblog representa um ser, os pensamentos de cada um.
Isa Patrício e Joana Caroço
No comments:
Post a Comment